A importância da base de dados em momento de retração econômica

A importância da base de dados em momento de retração econômica

Ter informações de qualidade é fator determinante para o desenvolvimento do planejamento do próximo ano

Investimentos, metas, oportunidades de negócios, monitoramento da concorrência, estratégia de venda, receitas, custos e público-alvo. Estamos entrando no último trimestre e chegou a hora de sentar com os líderes dos departamentos da empresa para planejar o próximo ano. Um fator determinante nesse momento de retração econômica é possuir uma base de dados de qualidade para conseguir ser ainda mais assertivo.

Para acompanhar um mercado tão competitivo quanto o atual é muito importante que as empresas tenham uma boa base de dados e evitem ao máximo os problemas que possam levar ao insucesso em algumas de suas iniciativas. Vale reforçar que dados íntegros agregam valor e alavancam negócios.

Afinal, o foco nesse momento é ganhar a tão almejada atenção dos clientes que desejamos manter e fidelizar. Confira a seguir as dicas de nossos especialistas para conseguir estar com sua base em dia.

Analise os dados que você já tem

O registro de um cliente ou prospect não se resume apenas a um nome e endereço. Isso é apenas o ponto de partida para quem procura aprimorar seu relacionamento. Veja as lacunas existentes e planeje formas eficientes para buscar os dados adicionais necessários.

Meça a qualidade dos dados

Todos os anos milhões de pessoas morrem, casam e mudam de cidade. Dessa mesma forma, os dados corporativos se desatualizam e é por isso que as empresas precisam incluir um orçamento para manter a base em dia.

Traçar metas é fundamental

Veja onde está agora e estabeleça onde gostaria de chegar no curto, médio e longo prazo e, em seguida, avalie seu desempenho em relação a essas metas.

Comece novamente

Quando tudo estiver funcionando não relaxe. Reveja seus objetivos iniciais, revise o processo regularmente e certifique-se de que as principais partes interessadas estejam totalmente informadas de seu desempenho. Assim sua empresa colherá muitos benefícios dos esforços.

Fonte: Serasa Experian

A Serasa Experian pode ajudar a sua empresa com soluções para tratamento, validação e enriquecimento da sua base de dados.