Atualização de Cadastro de Clientes — Passo a Passo

Atualização de Cadastro de Clientes — Passo a Passo

A atualização de cadastro é um processo importante para manter a sua base de dados correta e pronta para suas próximas ações. Entretanto, nem sempre é tão simples conseguir informações completas e recentes de todos os clientes registrados.

Dados de clientes desatualizados podem gerar muitos problemas para o seu negócio, e até mesmo invalidar contatos, o que traria prejuízos significativos em alguns momentos. Por isso é muito importante saber como atualizar o cadastro dos seus clientes de maneira efetiva, sem perder muito tempo.

Como fazer a atualização de cadastro dos clientes?

A maneira mais simples de fazer a atualização de cadastro seria, sem dúvidas, obter os novos dados com a ajuda dos próprios clientes. No entanto, isso é algo muito difícil de se conseguir, pois depende unicamente do interesse deles mesmos em atualizar suas informações — e nem sempre eles têm ideia do quão importante isso seria para você.

Já que não é possível contar com isso, você precisa de alternativas. Confira abaixo alguns passos para você atualizar os dados cadastrais de sua base sem necessidade de contatar os titulares:

Procure soluções de tratamento de dados

Existem muitos casos em que seria praticamente inviável verificar cada cliente da base com cuidado para evitar dados fora do padrão, informações conflitantes ou documentos, endereços e telefones incorretos. Para começar, então, é uma boa ideia apostar no tratamento de dados.

Serviços como a higienização de base de dados, que retira as duplicatas e organiza tudo em conjuntos de informações identificados, podem ser de grande serventia nesse momento. Além disso, há também o enriquecimento, que permite encontrar mais dados pelo uso dos que você já tem (conseguir o telefone utilizando o CPF, nome da mãe, e-mail, entre outros, por exemplo).

Construa uma base de dados sólida e eficiente

Após o tratamento de dados, cabe a você estruturar uma base de dados que permita buscar informações com mais facilidade, em menos tempo, visando aumentar a eficiência operacional de diversas atividades em sua empresa.

Crie planilhas, busque sistemas que ajudem na organização e mantenha tudo sempre ordenado e pronto para utilização. Quanto menos complicada for a busca por qualquer dado, menos prejuízo você terá em termos de tempo de trabalho, sem falar na redução das falhas pelo uso de dados incorretos.

Lembre-se que em certos casos, não será sua empresa que trabalhará com os dados, e sim um terceiro (como call centers).Portanto, é importante que a atualização de cadastro venha unida de uma boa organização das informações.

Gostou de saber mais sobre como atualizar o cadastro de seus clientes? Confira outros artigos sobre o tema em nosso blog e aproveite para conhecer as soluções da TargetData!