Como Funciona a Consulta Por CNPJ/Pessoa Jurídica?

Como Funciona a Consulta Por CNPJ/Pessoa Jurídica?

A consulta por CNPJ pode ter muitas utilidades para sua empresa, tanto para a garantia de que seus clientes são seguros — e têm menos chances de dar prejuízo — quanto para uma gestão de fornecimento e parcerias de maior sucesso.

Mas, afinal, que tipo de processo é esse e como fazer a consulta pelo número de pessoa jurídica? Leia este artigo e entenda mais sobre o assunto!

O que é a consulta por CNPJ?

A consulta por CNPJ trata-se de uma maneira pela qual, por meio do número do CNPJ, você pode verificar a situação da empresa em relação aos principais órgãos de crédito e/ou instituições financeiras, incluindo questões judiciais mais sérias.

Qual a importância de fazer a consulta de uma empresa?

Basicamente, fazer a avaliação é um procedimento essencial para garantir a segurança de sua empresa perante contratos de qualquer espécie com outras organizações, mesmo individuais (como MEI).

Assim, é possível ter a certeza de que é uma organização idônea, que cumpre com seus compromissos e não é devedora.

Analise clientes e parcerias por meio do CNPJ

Imagine que você, para completar uma ação de vendas, precisa contratar alguns funcionários terceirizados para realizar as ligações e captar novos prospects. Após pesquisar muito e fazer orçamentos, você chega àquela que parece ser a melhor opção, mas nunca soube nada a respeito dessa empresa.

Além de buscar informações de uma instituição que não tem conhecimento, outra situação em que você pode usar a consulta é para verificar se um cliente ou parceiro seu costuma ser devedor ou ter problemas com a justiça.

Um exemplo: se você for assinar um contrato com um cliente, mas tem certas dúvidas a respeito da conduta dele, é importante fazer a consulta por CNPJ, até mesmo porque se ele for um devedor em potencial, sua empresa poderá ser muito prejudicada.

O mesmo vale para parcerias. Afinal, você não quer ter o nome de seu negócio relacionado ao de empresas que não cumprem com suas obrigações, são devedoras ou tem problemas judiciais, não é mesmo? Portanto, a consulta por CNPJ é essencial para iniciar qualquer tipo de contrato comercial dessa espécie!

Como consultar um CNPJ de uma empresa? 

Mas como fazer a consulta por CNPJ? O primeiro passo é conseguir os dados cadastrais da empresa, por meio de uma pesquisa rápida no site do Ministério da Fazenda. Isso é fundamental para ter a certeza de que tudo corre bem com a instituição. O comum é que essas pesquisas gerem relatórios completos, que podem trazer muitos dados a respeito do negócio analisado.

Para fazer a consulta do CNPJ, acesse o site Redesim, uma página do governo federal. Em seguida, adicione o número de cadastro da instituição (CNPJ) e clique em “pesquisar”. 

Gostou de saber mais sobre esse tipo de consulta para pessoa jurídica? Confira outros artigos sobre o tema no blog da TargetData.

 

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] dos clientes, identifica e localiza os devedores. Assim, você pode encontrar o CPF ou, ainda, localizar o CNPJ. Os resultados também mostram endereço, telefone, e-mail, dados de vínculos e pessoas que moram […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *