Como Reduzir a Inadimplência — 4 Técnicas para Evitar Clientes Devedores

Como Reduzir a Inadimplência — 4 Técnicas para Evitar Clientes Devedores

A falta de pagamento é um dos principais problemas para empresas de quaisquer segmentos. É exatamente por isso que pensar em estratégias de como reduzir inadimplência é algo extremamente necessário. Mas, então, quais medidas tomar?

Neste artigo, você descobrirá as principais estratégias para diminuir os índices da falta de pagamento e, assim, garantir o seu fluxo de caixa. Aproveite a leitura! 

Afinal, como reduzir a inadimplência?

A boa notícia é que existem várias formas de como diminuir a inadimplência, desde a comunicação eficiente ao uso da alta tecnologia. Veja quais são especificamente as soluções e aplique na sua empresa: 

1. Análise de crédito

Analisar as condições financeiras é um das principais soluções. Para isso, é preciso contar com uma tecnologia que cruze os dados cadastrais e a pontuação dos clientes sobre compras e pagamentos. As informações detalhadas ajudam a tomar a decisão certa sobre o potencial dos consumidores. 

2. Gestão de dados

Não basta ter os dados cadastrais dos clientes em mãos. O esforço de como reduzir a inadimplência também depende de uma boa base de dados cadastrais. Isso significa investir na atualização e higienização das informações, como por exemplo, verificar se o endereço, telefone e e-mail dos clientes ainda são os mesmos. 

3. Comunicação direta e constante

O contato eficiente com os clientes traz diversos benefícios, um deles é justamente a diminuição das dívidas. Para isso, você tem a opção de usar um mailing list para enviar SMS, e-mail marketing, mala direta e fazer telemarketing. 

4. Acordos com os clientes

Por último, mas não menos importante, reduzir os casos de inadimplência também depende de facilidades oferecidas aos clientes. Esteja sempre disposto a fazer acordos para sanar as dívidas. Mais do que isso, ao entrar em contato com os consumidores, tenha clareza e jogo de cintura. 

Sabemos que, mesmo com essas dicas, a sua empresa tem risco de adquirir clientes inadimplentes. No entanto, existem tecnologias como o Search — sistema de localização de pessoas e empresas — que possibilita você encontrar o contato em apenas alguns cliques. 

Quer saber mais sobre as soluções para reduzir a inadimplência? Confira outros conteúdos aqui no blog da TargetData

Toda semana há mais sugestões e novidades para instituições dos mais diversos segmentos.