Como Localizar Inadimplentes — Melhores Práticas Para Recuperar o Seu Dinheiro

Como Localizar Inadimplentes — Melhores Práticas Para Recuperar o Seu Dinheiro

Entender como localizar inadimplentes é o primeiro passo para realizar uma ação de cobrança efetiva. Existem diversas maneiras de obter os contatos necessários, mas é importante levar em conta detalhes como o tempo hábil e as ferramentas disponíveis para tal!

Neste artigo daremos algumas dicas que podem ajudar nessa tarefa e que irão garantir mais eficiência e melhores resultados para sua empresa. Confira!

Como localizar inadimplentes?

Quando se pensa em como localizar inadimplentes, a maneira mais clara é, sem dúvidas, por meio do contato direto feito pelo time comercial ou por empresas terceirizadas. Porém, nem sempre você terá à disposição os dados cadastrais atualizados necessários para esse tipo de ação, como o telefone, endereço ou e-mail.

Caso isso ocorra, você precisa apostar em outras possibilidades. Veja:

Utilizar pesquisa pelo Detran

Uma boa ideia de como localizar inadimplentes, com grandes chances de sucesso, é tentar a busca por meio do Detran. Caso o indivíduo tenha uma CNH e seja dono de um automóvel, ainda que não dirija, é possível encontrá-lo por meio de uma pesquisa relacionando a placa do veículo e o Renavam.

Entretanto, apesar de eficiente, essa tentativa tem dois problemas:

  • não é uma das opções mais baratas;
  • não garante total eficácia visto que o inadimplente buscado pode, simplesmente, não ter o veículo registrado em seu nome — ainda que você tenha as informações da placa.

Sistemas de captação e validação de dados

Caso você queira ter uma chance maior de recuperar o dinheiro das dívidas durante as ações de cobrança, uma solução de captação e validação de dados online pode ajudar muito.

Por meio dessa ferramenta, é possível obter e verificar a veracidade de informações diretamente pelo sistema de sua empresa. Basta inserir um dado que tenha e você captará outros, que podem ser primordiais para uma ação mais eficaz.

É possível combinar chaves como o CPF e o telefone para ter o endereço ou o e-mail e, assim, utilizar e entrar em contato com o inadimplente.

Redes sociais e buscadores

Sua empresa tem atividade em redes sociais? Isso pode ser ótimo para quem não sabe como localizar inadimplentes, pois, por meio delas, é possível encontrar diversas informações sobre os indivíduos.

Além disso, algumas delas podem ser também utilizadas nas ferramentas de captação e validação on-line.

Outra maneira de aproveitar os dados obtidos nas plataformas é cruzá-los com informações nos buscadores, como o nome de uma empresa relacionada à pessoa ou até para encontrar as contas de outras redes sociais.

Gostou de entender melhor como localizar inadimplentes? Confira outras dicas no blog da TargetData!