O Que é Business Intelligence e Como Usar em Seu Negócio

O Que é Business Intelligence e Como Usar em Seu Negócio

Business Intelligence (popularmente conhecida como BI) é uma área de inteligência de dados voltada ao sucesso e perspectivas de um negócio. Hoje, com tantas expectativas envolvendo data science, o BI ganhou muita expressividade no mercado.

Quer saber mais sobre ele e entender como uma boa estratégia nesse sentido pode fazer a diferença em sua empresa? Confira este artigo da TargetData!

Como funciona o Business Intelligence?

A principal função do Business Intelligence em uma empresa é interpretar os dados obtidos por meio de determinados sistemas.

A ideia é criar, com base em Big Data e coleta de dados, documentos (gráficos, relatórios, dossiês) que os mostrem de maneira mais visual e intuitiva, estimulando a compreensão geral a respeito deles.

Isso, entretanto, não é feito de qualquer maneira, com dados aleatoriamente decididos.

O BI, ao ser implementado, é focado em um objetivo específico. Ele pode ser desde uma redução de custos até uma verificação de produtividade e influência por área nas entregas finais. Tudo dependerá das necessidades da empresa.

Diante desse objetivo, que pode mudar a cada novo projeto, o BI irá analisar os dados e criar documentos que, posteriormente, gerem alguns insights e ideias aplicáveis à operação do negócio.

Sendo assim, o trabalho de Business Intelligence culmina, então, em um auxílio à tomada de decisões, já embasado por informações relevantes e aderentes ao cotidiano da empresa.

Como implementar BI em seu negócio?

Para iniciar o trabalho de BI em sua empresa, é preciso seguir alguns passos essenciais:

  1. escolha uma boa ferramenta de análise e coleta de dados internos — ela deve ser prática e completa, além de ter compatibilidade com o seu tipo de negócio;
  2. repense os KPIs com foco na perspectiva do projeto de BI — se o objetivo da análise dos dados é de otimização de produtividade, os indicadores devem se voltar totalmente a isso e, se possível, devem ser refeitos desde o início;
  3. crie um método de organização dos dados — independentemente de como sua empresa trabalha com informações atualmente, é impossível implementar uma estratégia efetiva de BI se eles não estiverem organizados. Estruture-os e unifique o local de armazenamento para facilitar o acesso.

Diante disso tudo, é muito claro que deve haver, também, uma mudança no mindset do negócio. Todos devem entender que, com a implementação do BI, os dados ganham uma importância maior e precisam ser atualizados e verificados com frequência.

A fim de garantir isso, o melhor é definir metas e acompanhar todas as iniciativas de perto, com atenção. Assim, não haverá problemas com falta ou perda de dados, já que farão parte da cultura organizacional.

Entendeu melhor o que é Business Intelligence e como ele pode influenciar em seu negócio? Confira mais artigos aqui no blog da TargetData!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *