Importância Dos Dados Para o Seu Negócio —Saiba Mais Sobre Análise De Dados
Dados escassos ou imprecisos geram custos e perdas financeiras, comprometendo as ações de CRM direcionadas ao público da empresa. Desse modo, pensar na importância dos dados é essencial para obter resultados.
Realizar a análise de dados e consegui-los de forma eficiente nem sempre é uma tarefa fácil. Leia o artigo para entender melhor sobre o assunto!
Importância dos dados no relacionamento com os clientes e geração de leads
Certamente já estabelecido como uma das tendências centrais do universo do Marketing Digital, o Big Data e seus principais usos e aplicações são primordiais para guiar empresas de qualquer porte e segmento.
Portanto, ao fazer a análise de dados e informações empresariais, é possível identificar padrões, diretrizes e associações ligadas ao comportamento do consumidor, assim como entender a melhor forma de aprimorar o cadastro de clientes do negócio.
Para o varejo e a indústria, é uma nova forma de diferenciação estratégica, uma vez que podem ser encontradas oportunidades promocionais, definir posicionamentos de preço e otimizar o investimento em comunicação e mídia.
Apesar disso, muitas empresas ainda não têm ciência da importância dos dados e como lidar com essas informações corretamente. Por exemplo, os contatos (telefone, e-mail, etc) são utilizados todos os dias e são fundamentais para o desenvolvimento da organização. Ou seja, perdê-los ou não atualizá-los é um problema.
Afinal, os dados em sua forma pura são de pouca serventia e valor, visto que sua relevância poderá ser notada apenas quando estiverem refinados e completos, assumindo um formato que pode ser aplicado aos negócios.
Logo, quem não tiver condições de capturar, adicionar e traduzir diversos tipos de dados ao seu datacenter encontrará dificuldades para traçar estratégias e estabelecer uma comunicação efetiva e personalizada com seus clientes.
Análise de dados e Big Data
De forma a conseguir acompanhar o ritmo e a evolução do mercado, alguns processos básicos do Big Data podem ser incorporados aos métodos e operações das empresas que ainda não sabem como e por onde começar.
Inicialmente, é recomendado capturar a maior quantidade possível de dados, pois é difícil afirmar de antemão quais deles são de pouca valia para o entendimento do cliente. Então, deve-se tratar e complementar a base de forma a manter as informações prontas para uso.
É importante ressaltar que essas informações dos clientes devem ser obtidas de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), ou seja, deve ter uma base legal de consentimento ou interesse, na qual o público esteja ciente e de acordo com o uso de seus dados.
A coleta e a análise de dados deve ser feita, preferencialmente, desde o início do seu negócio e periodicamente, possibilitando o crescimento e garantindo que as informações sejam de qualidade, o que é essencial para tomar decisões de forma segura.
Importância dos dados para o E-mail Marketing
O relacionamento com o consumidor deve ser mantido antes, durante e após o consumo do produto ou serviço. Sendo assim, não deixe de enviar mensagens personalizadas por meio dos canais adequados para esse público, para assim aumentar os resultados das ações.
Um dos canais que pode ser utilizado é o e-mail marketing, que não demanda um custo muito alto e traz retorno sobre o investimento. Essa é uma ótima opção para iniciar e manter uma comunicação individual com clientes, planejando abordagens diferentes para cada etapa do funil em que o lead está.
Nesse contexto, a validação de e-mails e endereços de correspondência reduz as taxas de rejeição (emails não lidos) e o volume de mala direta devolvida, aumentando a produtividade da equipe de marketing da empresa. Utilizar alguma forma de incentivo, tanto de preço quanto de conteúdo, para aumentar o engajamento do consumidor e, consequentemente, a conversão de tráfego e a coleta de dados.
Portanto, essas informações são coletadas, refinadas e aplicadas em ações que geram mais leads, repetindo esses mesmos processos. Sendo assim, a análise de dados é indispensável para uma gestão eficiente da base para proporcionar um crescimento sustentável e seguro de todo e qualquer negócio.
Agora que você conhece mais sobre a importância dos dados para a sua empresa, não deixe de conferir mais conteúdos do blog da TargetData!