O que Fazer na Hora da Cobrança de Inadimplentes?
A cobrança de inadimplentes é um assunto delicado, principalmente se você está do lado de quem fará o contato. Por isso, é fundamental ter uma equipe competente e sensibilizada para fazer o melhor atendimento. Além disso, para compreender que, muitas vezes, a dívida está atrelada a um problema muito maior.
Dito isso, o melhor é elaborar um planejamento sobre como agir e, assim, garantir que tudo saia como o esperado para ambos os lados. Confira, neste artigo, algumas dicas do que você deve ou não fazer para garantir um contato com resultados positivos.
Para começar: quando fazer a cobrança de inadimplentes?
Uma das perguntas mais frequentes sobre o assunto em pauta é: “quando um cliente é considerado como inadimplente?”. Isso se caracteriza toda vez que a pessoa deixa de pagar um produto ou serviço no prazo estabelecido.
Cada empresa pode definir o momento de contato como bem entender. O recomendado é que se aguarde até cinco dias úteis após o vencimento. Assim, você não corre o risco de cobrar o consumidor que já pagou a conta, mas ainda não caiu na compensação bancária.
Saiba como cobrar um cliente inadimplente
Fazer uma cobrança de inadimplentes não é simplesmente entrar em contato e oferecer a proposta que mais se adequa às vontades da empresa. A ideia é entender a situação do cliente e ver como é possível equilibrar as oportunidades.
Inicie a conversa buscando, de fato, compreender as razões pelas quais não houve o pagamento. Descubra os principais problemas e as dores do inadimplente. Mostre que se importa e veja como ele poderia fazer o pagamento da dívida.
Decida junto do devedor e evite gerar brigas de interesses, pois isso pode fazer até mesmo com que você perca o cliente para a concorrência!
Veja quais outros procedimentos de cobranças de inadimplentes você deve colocar em ação:
Tenha mais de uma proposta e os limites de negociação em mente
Ainda que seja necessário flexibilizar o que será oferecido para o cliente que não quitou seus deveres com a empresa, é necessário já ter mais de uma proposta para sugerir antes de fazer o contato, bem como os limites máximos de negociação.
Suponha que você esteja ao telefone com o cliente e, a cada pergunta dele, precise cortar a ligação para recorrer ao seu gerente. Seria desagradável, certo? Além de tudo, passa a ideia de que você não tem nenhum controle sobre a negociação.
Por isso é crucial ter estipuladas algumas propostas e os limites de parcelamento, descontos, valores, etc. Isso garante que você terá um contato mais fluido, com mais possibilidades de obter um bom resultado na cobrança de inadimplentes.
Conheça o histórico do cliente
Ao entrar em contato direto com um inadimplente, é importante ter acesso ao histórico dele junto à sua empresa. Isso porque um indivíduo que é devedor recorrente não pode ser tratado como um devedor ocasional. É necessário levar isso em conta.
Um cliente que nunca deixou de pagar nenhuma de suas contas referentes aos seus produtos ou serviços precisa, minimamente, que você dê espaço para uma explicação e, é claro, merece mais flexibilização na hora dos acordos.
Entretanto, quando se trata de um inadimplente que deixa de quitar suas dívidas com frequência, o “escopo” de possibilidades na negociação deve ser reduzido, principalmente em termos de prazo.
Por isso, ter o histórico em mãos facilita na hora de contatar o cliente e evita que você faça a cobrança de inadimplentes de maneira indevida.
Tenha um banco de dados para fazer uma cobrança de inadimplentes eficiente
Mais um ponto de atenção é ter um excelente banco de dados. Para isso, você precisará contar com tecnologias. Há várias plataformas que conseguem captar, registrar e gerir as informações dos consumidores. Dessa forma, na hora de contatá-los, é possível fazer tudo com rapidez e agilidade. O resultado é, também, o aumento da produtividade da sua equipe.
Então, gostou de saber como fazer suas cobranças? Para mais artigos sobre esse tema, confira o blog da TargetData!