O Que é Marketing Direto?

O Que é Marketing Direto?

Apesar de, hoje, as empreitadas de divulgação de produtos e serviços serem muito voltadas para uma ação por parte do usuário, entender o que é marketing direto e como ele pode ajudar a sua empresa em diversos momentos é essencial!

Isso porque tentativas mais ativas ainda trazem resultado, e deixá-las de lado é bem menos efetivo do que combiná-las com outras estratégias. Confira este artigo e entenda mais sobre isso.

O que é marketing direto?

O marketing direto envolve ações direcionadas, normalmente para um público determinado e com uma segmentação menos geral. É o caso, por exemplo, do telemarketing, mala direta e até e-mail marketing. O principal aqui é apostar no público que já está interessado em seu trabalho.

É nisso que o marketing direto se diferencia de estratégias como o inbound marketing — que busca gerar interesse no leitor e, então, atingi-lo com o material necessário para gerar o contato e a posterior venda para pessoas já preparadas e no melhor momento para compra.

Sendo assim, o melhor a se fazer é unir as duas formas de trabalhar a divulgação. Por exemplo: adquirir leads por meio de uma estratégia bem fundamentada de inbound marketing e, então, passar os contatos conseguidos para a base sob responsabilidade de uma área comercial.

Eles farão as ligações ou enviarão os materiais e, assim, conseguirão as vendas.

Esse trabalho conjunto é extremamente efetivo e pode aumentar muito a captação de clientes para sua empresa.

Como trabalhar com o marketing direto?

Para inserir com sucesso as ações de marketing direto em sua empresa, é importante levar em conta alguns detalhes:

1. Conheça seu público

Entender seu público e ter certeza de como ele prefere ser contatado, por exemplo, é essencial para uma ação eficiente de marketing direto. Saiba como abordar e quais são os principais pontos a serem explorados, e então planeje a empreitada.

2. Tenha uma boa base de dados

O centro de uma ação de marketing direto é o uso das informações de seus clientes e/ou prospects. Um telefone errado, e-mail ou endereço equivocados podem fazer com que você perca dinheiro e até mesmo o próprio cliente.

Sendo assim, tome cuidado com a sua base e mantenha os cadastros sempre atualizados!

3. Treine sua equipe

O que é marketing direto sem uma equipe treinada para lidar com os contatos? Nada! Portanto, invista em capacitação e treinamento, principalmente no caso de contatos por telefone. Uma ligação mal realizada é quase tão ruim quando uma informação inválida na base.

Busque bons pitchs de venda e tome como exemplo a concorrência, fazendo um benchmarking por meio de cliente oculto, entre outras ações de teste.

Entendeu o que é marketing direto e como aplicá-lo em sua empresa? Confira outros artigos no blog da TargetData!