O Que é Perfil Sociodemográfico e Como Ele Pode Ajudar a Sua Operação de Cobrança?

O Que é Perfil Sociodemográfico e Como Ele Pode Ajudar a Sua Operação de Cobrança?

Você sabe o que é perfil sociodemográfico? Esses detalhes específicos sobre alguns indivíduos podem, quando analisados com eficiência, auxiliar muito em suas ações que dependem de dados. Isso porque podem gerar novas chaves para pesquisas de informações cadastrais.

Quer entender mais sobre esse conceito e descobrir como ele pode fazer a diferença em sua empresa? Confira o artigo que a TargetData preparou para você!

O que é perfil sociodemográfico?

De acordo com definições básicas, entender o que é perfil sociodemográfico exige, principalmente, um conhecimento a respeito do território (país, estado, cidade…) que será analisado e, além disso, dos grupos sociais que fazem parte dele.

A explicação é a de que um perfil sociodemográfico se define por uma análise, com estudos que buscam obter dados e conclusões sobre parcelas sociais determinadas, com o objetivo de traçar uma linha de pensamento que inclua a dinâmica e as características daquele expoente da população.

Normalmente, esse tipo de informação é utilizado por empresas para que seja conhecida a situação de vida e do cotidiano do grupo em questão, que pode incluir os próprios colaboradores. Em outros países, há essa necessidade também para ampliar a eficiência de sistemas de saúde, por exemplo.

Alguns dos dados que fazem parte de um perfil como esse são sexo, idade, situação no mercado de trabalho, grau de escolaridade, tamanho da residência, entre outras informações mais específicas que a empresa possa precisar.

Como o perfil sociodemográfico auxilia em operações de cobrança?

Ter em mãos um perfil sociodemográfico detalhado pode ajudar em suas operações de cobrança, principalmente no que diz respeito à compreensão da vida cotidiana e do histórico do inadimplente.

Muitas vezes, ao localizar inadimplentes, não há uma boa noção das condições financeiras e/ou habitacionais com as quais ele precisa lidar diariamente. Ter conhecimento disso pode auxiliar muito na hora de tentar negociar uma dívida, por exemplo.

Esses dados sócio demográficos poderão ser utilizados também por outras áreas dentro da empresa, como por exemplo, Marketing e CRM. Com isso, os profissionais dessas áreas poderão usar essas informações para oferecer um produto ou serviço de acordo com o perfil do consumidor, realizar campanhas para reter e fidelizar clientes ou mesmo fazer ofertas Up e Cross sell dos seus produtos e serviços.

É mais fácil compreender as objeções e, claro, as possíveis limitações de comunicação. Imagine que você é uma empresa que vende equipamentos para fazendas. Existirão momentos em que uma ligação pode ser complicada, e nem sempre é possível resolver por e-mail.

Saber disso permite que você faça uma operação de cobrança mais humana e específica, aumentando as chances de bons resultados!

Gostou de entender o que é perfil sociodemográfico e como ele pode ajudar sua empresa? Confira mais dicas como essa no blog da TargetData!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *