O Que é Tratamento de Dados? Entenda de Uma Vez Por Todas!

O Que é Tratamento de Dados? Entenda de Uma Vez Por Todas!

Diante de uma estrutura mercadológica que funciona praticamente inteira à base de informações, o tratamento de dados é algo que precisa estar em evidência entre as necessidades das organizações.

Isso porque sem o devido cuidado, fraudes, inconsistências e contatos equivocados podem acontecer com frequência, e é necessário evitar isso para que a empresa opere de maneira saudável e eficiente. Entenda mais sobre esse recurso neste artigo e veja como aplicá-lo ao seu negócio!

O que é o tratamento de dados?

Quando foi a última vez que você parou para olhar com cuidado e analisar a sua base de clientes? Tem certeza de que todos os e-mails, endereços, telefones e outras informações estão corretas e totalmente atualizadas?

Principalmente quando se tem muitos consumidores cadastrados, pode ser uma tarefa difícil controlar o grande volume de informações, e é aí que entra o tratamento de dados.

Por meio de alguns procedimentos, é possível dar uma atenção especial às entradas registradas, atualizá-las, garantir sua veracidade e até mesmo obter novos contatos.

Isso é, de fato, tratar os dados e manter a sua base completa e correta, para evitar prejuízos por ações ativas que não atingem seu destinatário, por exemplo.

Quais são os métodos de tratamento de dados?

Para um tratamento de dados realmente eficiente, que atinja seus objetivos, você precisa entender as suas necessidades e escolher bons métodos para solucionar os problemas de sua base. Veja alguns exemplos:

Higienização de dados

A higienização de base de dados é um procedimento que envolve uma verificação total das informações registradas e, então, remove as duplicatas ou aquelas entradas que podem estar incorretas, como um CNPJ ou telefone sem um dígito, por exemplo.

Ela também envolve uma padronização dos dados, como a inserção do número nove nos celulares ou a separação do dígito do CPF — detalhes que facilitam a compreensão e a busca por dados no futuro.

Enriquecimento de dados

Junto da higienização, é possível também fazer mais um processo de tratamento de dados: o enriquecimento.

Por meio de entradas já existentes, mas agora corrigidas pela higienização, o enriquecimento de dados unirá informações e obterá novas utilizando-as. Por exemplo: ao verificar um CPF + nome da mãe, é possível obter endereços ou telefones que antes a sua base não tinha.

Ou seja, você ganha um contato a mais para suas ações e ainda terá dados de cadastro mais atualizados!

Gostou de entender mais sobre o tratamento de dados? Aqui no blog da TargetData temos outros artigos sobre o tema. Confira!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *