Por Que Fazer Pesquisa De Satisfação Com Seus Clientes?

Por Que Fazer Pesquisa De Satisfação Com Seus Clientes?

A pesquisa de satisfação é algo bastante importante dentro de uma empresa, seja qual for o seu segmento. Isso porque, por meio dela, é possível identificar se seus clientes estão felizes com o trabalho que você vem realizando e, além disso, entender quais pontos precisam ser melhorados.

Vamos compreender melhor sobre o assunto e conhecer mais benefícios dessa importante ferramenta! 

Pesquisa de satisfação: por que é importante?

Quando realizamos um trabalho, queremos obter um retorno sobre ele, certo? Seja para receber elogios ou até mesmo críticas, pois, assim, será possível buscar pela melhoria contínua.

Por isso, enviar uma pesquisa de satisfação para seus clientes é muito importante. Com ela, você terá um panorama geral de tudo o que foi realizado até ali. Além disso, você consegue dar um feedback preciso e obter fidelização

Com essa pesquisa, é possível identificar também quem são seus clientes promotores ou seja, quem está satisfeito com seu trabalho. Com isso, você pode enxergar oportunidades de upsell e cross sell, por exemplo, e até mesmo entender que aquele cliente será um verdadeiro parceiro. 

Já com aqueles que avaliam mal, você terá a chance de melhorar e entender qual é a dor e necessidade dele naquele momento. Para os que deixam de avaliar, é possível que haja uma falta de aproximação, um descontentamento por parte dele ou falha de comunicação talvez, até mesmo, um endereço de e-mail desatualizado, por exemplo. 

Com estes cenários bem desenhados, você consegue mapear não somente seus clientes, mas também seu modo de trabalho, suas ações e serviços/produtos oferecidos. 

Por exemplo, caso um cliente aponte que não está tendo resultados com uma campanha de marketing, você poderá direcionar seus esforços para resolver esse problema e averiguar o que mais pode fazer por ele. 

É possível criar pesquisas que são enviadas mês a mês ou semestralmente, por exemplo. Deixe claro para o cliente que ele avalie como foi aquele período determinado apontando o que precisa melhorar, sugestões e o que está dando resultado. 

Como fazer uma pesquisa de satisfação?

Agora que você já entende a importância da pesquisa de satisfação, chegou o momento de compreender como criar uma. 

É possível realizar um questionário com perguntas abertas e/ou fechadas. Há diversos modelos que podem ser usados e vamos abordar dois deles. Confira: 

  • você pode fazer sua própria pesquisa, utilizando perguntas em um formulário do Google, por exemplo, e enviá-lo por e-mail. Faça questões para que o cliente avalie de 0 a 5 o grau de satisfação em cada ponto e, ao fim, deixe um pergunta aberta para ele escrever o que quiser; 
  • use o NPS Net Promoter Score , um modelo bastante famoso e usado por muitas empresas. Nele, você pergunta em uma escalada de 0 a 10 quanto aquele cliente indicaria sua empresa para outra pessoa. Além disso, pode ter outras perguntas sobre a qualificação do trabalho e também deixe uma questão aberta ao fim. O importante aqui é que notas de 0 a 6 são clientes detratores; 7 e 8, neutros; e 9 e 10, promotores.

Gostou de saber mais? Aproveite e navegue pelo blog da TargetData para mais artigos como este!

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