Saiba como aumentar sua taxa de conversão

Saiba como aumentar sua taxa de conversão

Por: Redação ComSchool

A taxa de conversão é muito importante para as lojas virtuais devido a sua relação com o lucro conquistado. Esta métrica é uma forma de avaliar a performance e os resultados reais conquistados pela empresa e onde devem ser feitas mudanças e investimentos para aumentar o retorno.

Obter esse dado é muito fácil, bastando dividir o número de visitas do site pelo número de conversões de um período escolhido. Assim, se a loja virtual teve 40 mil visitas no primeiro mês do ano e conseguiu quatro mil conversões, sua taxa será de 10%.

Como aumentar esta porcentagem? Para começar, o e-commerce deve ser concebido como se fosse uma loja física, cujo ambiente precisa ser agradável e convidativo ao ponto do cliente se sentir à vontade para permanecer e comprar. Confira como melhorar suas conversões:

Ofereça uma experiência memorável ao cliente

Mesmo o objetivo inicial seja conquistar tráfego, ter um cuidado especial com os primeiros estágios, como a forma de ofertar o produto no site, a concessão de cupons de desconto para os visitantes que abandonaram o carrinho no último momento ou um layout simples e fácil de navegar são as melhores formas de começar uma relação duradoura.

Além disso, o primeiro contato já deve ser espetacular para o cliente. Para isso, basta desenvolver bem as páginas de destino e inserir bastante informação sobre os produtos.

Escolha a plataforma mais eficiente

A plataforma eleita para implementar a loja virtual deve contar com uma tecnologia de ponta para manter uma navegação tranquila e estável. Por isso, é importante contratar um serviço baseado em SaaS (“Software as a Service”, Software como serviço) para que a integração com novas ferramentas seja mais fácil.

Tenha um site mais atraente

Como as ofertas atraem os clientes, a loja virtual precisa aproveitar esse comportamento para fazer promoções com datas de validade. Assim, o consumidor será instigado a adquirir seus produtos com certa urgência, para não perder os bons preços. Além disso, se possível, ofereça frete gratuito, caso ele adquira determinado valor. Para finalizar, mantenha a loja atualizada com produtos novos e interessantes.

Crie um ambiente seguro

Quando um cliente efetua uma compra em uma loja virtual precisará informar alguns dados pessoas e financeiros. Por isso, é significativo ter uma certificação de segurança, o que demonstra que o ambiente do site é seguro e confiável.

Disponibilize diversas formas de pagamento

Seu cliente pode desistir de comprar algo se a loja virtual não oferecer uma forma de pagamento que ele costuma utilizar em sua rotina. Desta maneira, oferecer formas de pagamento que atendam a preferência dos seus clientes é uma forma de aumentar as conversões. Disponibilize boletos bancários, débito em conta, meios de pagamento e diversas bandeiras de cartões de débito.

Não esqueça da concorrência

Acompanhe as atividades dos seus concorrentes e confira como eles montaram suas lojas virtuais, como é o visual, a navegação do site, o anúncio dos produtos, os valores praticados, as opiniões dos clientes, entre outros fatores. Acesse os sites diretamente ou use o Google Shopping para encontrar outras empresas de e-commerce.

Analise os dados

O Google Analytics é o seu melhor amigo! Confira o fluxograma de comportamento (behavior flow chart) e descubra quais os pontos de queda no site. Analise quais as datas, horários e quais as páginas da loja virtual estão recebendo poucas visitas. Pode ser que seu visitante não esteja interessado em determinados produtos ou que prefira fazer compras em determinados dias da semana.

 

Redação ComSchool

Para dominar melhor o assunto, conheça o curso de Gerentes de Ecommerce e Marketing Digital. Além desses, a ComSchool tem outros 170 cursos que podem ajudar você a turbinar a carreira e fazer um networking de alto nível. Todos os cursos dão direito aos Selos Profissionais Certificados.