Como Preparar Sua Empresa Para a LGPD

Como Preparar Sua Empresa Para a LGPD

A nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) prevê gerar punições e multas para quem descumpri-la. Por isso, é importante que sua empresa já esteja preparada para não cometer erros como esse!

Quer entender quais são os principais pontos e como evitar que sua operação ande contra a legislação? Confira as dicas da TargetData!

Sua empresa está preparada para a LGPD?

O que é um negócio pronto para agir de acordo com a LGPD? Se você ainda não sabe, vamos explicar alguns dos principais pontos que precisa ter em mente para se organizar. Veja:

Processo de segurança para gestão de contratos

Uma das diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados diz respeito a manter armazenados dados de clientes e ex-clientes, e de como o trabalho com eles é realizado. Diante disso, é crucial contar com uma gestão de contratos realmente efetiva e direcionada à Lei.

Um dos maiores cuidados deve ser com os contratos de ex-clientes, que provavelmente contêm dados sensíveis (que permitem a identificação do portador). O ideal é que eles sejam destruídos e, se forem digitais, a premissa é a mesma — devem ser deletados sem chance de recuperação.

Utilização de dados sem permissão do portador

Antes da LGPD, ao possuir qualquer dado pessoal, seja oriundo de contratos de serviço ou até de pesquisas feitas na rua ou fichas cadastrais, ele poderia ser utilizado para envio de materiais de divulgação, e-mails, contatos telefônicos, entre outros.

Com as novas diretrizes, isso precisa ser feito com mais cautela. Isso porque diante de um caso em que seus dados foram utilizados sem permissão, o portador pode recorrer judicialmente contra a empresa, já que isso é uma invasão às suas informações.

Além disso, com a Lei, é possível que qualquer indivíduo, ao perceber que seus dados estão sendo utilizados contra sua vontade, solicite imediatamente à empresa a remoção total de todas as suas informações do sistema. Ao não fazer isso no exato momento, a organização já estará quebrando a legislação.

Agora que já sabe mais detalhes sobre o que precisa fazer em sua empresa para estar de acordo com a LGPD, amplie seus conhecimentos sobre gestão e tratamento de dados com os artigos do blog da TargetData!