Como Atualizar o Banco de Dados de Clientes?

Como Atualizar o Banco de Dados de Clientes?

Fazer a atualização do banco de dados de clientes de sua empresa é muito importante. Essas informações são tudo o que você pode utilizar para conseguir os melhores resultados em ações de vendas, cobrança e até mesmo na hora de se relacionar com os futuros consumidores.

Nem sempre atualizar uma base de dados é uma tarefa simples, mas é impraticável trabalhar com informações de má qualidade sobre seus clientes, então você precisa conhecer algumas práticas para ajudá-lo nisso!

Ideias para atualizar o banco de dados de clientes de seu negócio

A cada vez que um cliente seu muda de endereço, telefone ou e-mail, a sua base já está desatualizada. Imagine isso para dois ou três mil clientes! Facilmente as informações se tornarão obsoletas se não forem atualizadas.

Veja abaixo algumas dicas para você fazer essa atualização do seu banco de dados de clientes:

Solicite a atualização dos dados

Uma das maneiras mais simples de fazer a atualização seria, em tese, solicitar aos próprios clientes a manutenção dos dados. Ou seja, enviar um e-mail ou WhatsApp, por exemplo, pedindo para que, no caso de alguma mudança nos dados cadastrados, eles fossem alterados para os novos.

Porém, há uma chance de que eles não entendam a real importância disso para a sua empresa e não façam a atualização voluntária. De qualquer maneira, é válido tentar agir assim para conseguir, ao menos, uma parte dos dados atualizados.

Ofereça benefícios em troca dos dados

De acordo com uma pesquisa realizada pela Dunnhumby, líder global em estudos e ciência do consumidor, 88% dos brasileiros aceitariam trocar seus dados por ofertas exclusivas. Que tal pensar nisso?

Ofereça descontos ou benefícios exclusivos nas compras para quem preencher um pequeno formulário, com nome, endereço e telefone, entre outras informações que você julgue úteis para seu negócio.

Pense que isso deve fazer sentido, então não adianta pedir o endereço no formulário se não for dar dicas de lojas próximas, ou solicitar um telefone se não tiver planos de contatá-lo por esse canal, ok?

Aposte no tratamento de dados

A higienização e enriquecimento é uma boa forma de atualizar o banco de dados de clientes do seu negócio, e também a mais eficiente. Isso porque você não dependerá dos próprios consumidores, e poderá conseguir novas informações rapidamente.

A higienização, ao limpar sua base e padronizá-la, facilitará a segmentação e também a organização dos dados incluídos ali, deixando-a pronta para um enriquecimento, pelo qual você poderá conseguir novas informações ao unir chaves como nome e e-mail ou telefone e nome da mãe, mesmo sem o CPF ou CNPJ!

Confira mais vantagens sobre este serviço no site da TargetData e acompanhe nossos artigos para mais dicas.