Dicas Para Atualização de Cadastro de Clientes
Manter a atualização de cadastro de clientes é essencial para garantir uma base de dados organizada e útil para a sua empresa. Esse processo precisa ser feito minuciosamente para que as informações registradas sejam completas e recentes.
Conseguir esses dados nem sempre é tão fácil, por isso leia a seguir como fazer essa atualização de forma eficiente!
Como fazer atualização de cadastro de clientes?
A forma mais prática de realizar a atualização de cadastro de clientes é obtendo os novos dados por meio das próprias pessoas! Para isso, pense em alternativas que despertem o interesse no público em fornecer as informações para a sua empresa, como por exemplo . Lembre-se de sempre seguir as diretrizes da LGPD.
Do contrário, dados desatualizados podem causar muitos prejuízos para o seu negócio, inclusive inclusive aumentando o volume de correspondências devolvidas, reduzindo a produtividade do seu call center e minimizando os resultados das suas ações de e-mail e SMS Marketing. Por isso a atualização de cadastro de clientes deve ser feita regularmente para não perder tempo e dinheiro.
Como é muito difícil verificar cada cliente da base de sua empresa com o devido cuidado, invista em especialistas em tratamento de dados para evitar informações fora do padrão e que sejam conflitantes, assim como documentos, endereços, telefones e e-mails incorretos.
A seguir, você confere mais dicas de como atualizar sua base:
Higienização de base de dados e enriquecimento
A estratégia de higienização da base de contatos retira as duplicidades da base e organiza os dados em conjuntos de informações identificados.
Além disso, há também o enriquecimento de dados, que permite encontrar mais informações pelo uso das que você já tem (conseguir o telefone utilizando o CPF, nome dos pais, e-mails e telefones atualizados, entre outros, por exemplo) — desde que seja respeitada a lei e com o consentimento do público.
Estruturação das informações de cadastro de clientes
Após o tratamento de dados, sua empresa deve estruturar uma base que permita encontrar informações de forma prática e eficaz, desperdiçando menos tempo para, assim, aumentar a eficiência das atividades e processos operacionais.
Portanto, elabore planilhas, busque sistemas que ajudem na organização e mantenha tudo sempre ordenado e pronto para que seu time comercial, por exemplo, possa utilizar.
Quanto menos complicada for a busca por informação, menos prejuízo você terá em termos de tempo de trabalho, sem falar na redução das falhas pelo uso de dados incorretos.
Atualização de cadastro de clientes em conformidade com a LGPD
Lembre-se de que, em certos casos, não será sua organização que trabalhará diretamente com os dados, mas sim uma empresa terceirizada, como call centers e birôs de dados. Portanto, é importante que a atualização da base tenha informações capturadas de acordo com as bases legais de proteção ao crédito, consentimento e legítimo interesse da Lei Geral de Proteção de Dados.
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