Como Utilizar Informações do Cliente Para Pós-Venda?

Como Utilizar Informações do Cliente Para Pós-Venda?

Utilizar as informações do cliente para otimizar o processo de pós-venda é tão ou mais importante do que aplicá-las ao procedimento de venda em si, você sabia? Porém, é necessário saber a maneira certa de fazer isso se quer conquistar o cliente definitivamente!

São muitos os dados que podem ser usados para melhorar o seu atendimento pós-venda. Basta ser atento e entender o comportamento do seu cliente.

Como as informações do cliente podem ajudar no pós-venda?

Ao identificar o momento que pode ser chamado de pós-venda — caracterizado pela concretização do negócio, quando um prospect ou lead finalmente vira um cliente efetivo —, é importante começar as ações para que a relação seja mantida ou até mesmo suba de nível, gerando outras vendas ou um upsell, por exemplo.

São muitas as estratégias de pós-venda nas quais as informações do cliente, até mesmo os pequenos dados podem ser úteis, desde que você saiba aplicá-los!

Presentes e descontos em datas especiais

Se você tem — e deveria ter — um cadastro completo de todos os seus clientes, é muito provável que tenha a data de aniversário deles entre os dados, certo? Portanto, que tal utilizá-la para melhorar o seu pós-venda?

Isso pode ser feito de diversas maneiras: você pode perceber que o cliente se interessou por outro produto recentemente, e oferecê-lo um desconto pelo seu aniversário (melhor ainda se for adiantado).

Outra opção é, no caso de o produto comprado permitir acessórios ou adições, oferecê-las como brinde, se possível, ou também com desconto.

Deixe claro que você sabe o que ele comprou e como aquela adição poderia ajudá-lo a aproveitar ainda melhor o produto!

Acompanhamento

O acompanhamento é uma das principais ações de pós-venda, e deve ser realizado se você quiser realmente manter o cliente próximo. A estratégia aqui é manter contato, principalmente por meio de soluções automatizadas.

Alguns dias depois de o cliente comprar o produto, faça com que chegue até ele um e-mail marketing perguntando o que achou (pode até aplicar uma pesquisa para ter uma ideia da aceitação do produto e até da empresa) e, claro, oferecendo seus atendentes para resolver dúvidas, e assim por diante.

A importância de contar com as informações certas

É necessário ter em mente que nenhuma das ações acima, ou qualquer outra, funcionará se você não tiver em seu banco de dados informações completas e corretas de seus clientes. Por isso é essencial, principalmente se você lida com um processo de pós-venda acertado e eficiente, ter uma base impecável de informações.

Isso é possível por meio da higienização e enriquecimento de dados cadastrais — um serviço oferecido por bureaus de informação como a TargetData.

Com este tratamento você poderá ter um cadastro mais completo, cujas novas informações poderão levar você a outro patamar de estratégias pós-venda, com redução de custos por erros.

Você poderá, então, ter seu cliente ainda mais perto!

Confira mais detalhes sobre esse serviço e outros artigos com dicas para sua empresa aqui em nosso blog!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *